CELSO F. LAGO
Informática e Administração
© 2007 - Celso Lago
celsolago@mls.com.br
Técnicas Administrativas
Integração com os Demais Setores

Como já foi dito, a divisão da empresa em departamentos tem por finalidade racionalizar o trabalho e facilitar a organização das atividades. Por essa razão, todos se inter-relacionam e o trabalho perfeito de um depende da realização eficaz da atividade de outro.

Imagine, por exemplo, a seguinte situação: está faltando uma mercadoria no estoque. O departamento de material e patrimônio solicita a compra do material. O departamento comercial (compras) faz a análise dos preços do produto no cadastro dos fornecedores e efetua a compra. O departamento financeiro autoriza o pagamento.

O departamento de material e patrimônio recebe o material e confere as especificações. Se estiver tudo certo, ele envia as mercadorias para o estoque e a nota fiscal de compras para a contabilidade (departamento financeiro).

As mercadorias, ao chegarem ao estoque, são armazenadas até que o departamento comercial (vendas) faça a solicitação do produto para colocá-lo nas prateleiras.

Quando o produto é vendido, a nota fiscal de venda é enviada para a contabilidade e o dinheiro vai para a tesouraria, se a venda for efetuada à vista.

Se a venda for a prazo, cabe ao setor de crédito e cobrança verificar as datas dos futuros pagamentos e cobrá-los, caso não sejam recebidos no prazo.

Na contratação de um empregado, essa interação entre os departamentos também é visível.Vejamos de que modo: um determinado setor necessita de um novo funcionário. Vamos imaginar, por exemplo, que o setor de vendas necessite contratar mais vendedores.

Dessa forma, há uma solicitação formal de pedido de contratação do departamento comercial encaminhado ao setor de recursos humanos. Nesse pedido já deve constar um detalhamento do perfil do profissional que o setor deseja. O departamento de recursos humanos faz a seleção e o profissional é contratado.