CELSO F. LAGO
Informática e Administração
© 2007 - Celso Lago
celsolago@mls.com.br
Comercial: compra e venda

A chamada lei da oferta e da procura regula a relação entre a procura por um produto ou serviço - ou seja, a demanda que se tem dele - , e a oferta, que é a quantidade do produto disponível para comercialização. Em outras palavras, tem sempre alguém querendo comprar e alguém desejando vender.

Quando há muita oferta, o preço de um determinado produto ou serviço cai e, ao contrário, quando há muita procura, os preços tendem a subir.Assim, a lei da oferta e da procura também tem relação com o comportamento dos consumidores na hora de adquirir bens e serviços.

Quem lida com administração deve prestar atenção tanto no ato de comprar como no de vender, pois da harmonia entre eles é que nasce o bom funcionamento da organização.

Funções do Setor de Compras

Comprar bem, sem exageros ou limitações forçadas, é algo tão vital dentro de uma organização que, nas pequenas e médias empresas, quase sempre é o próprio dono quem cuida disso. Em alguns casos, ele é ajudado por um grupo de funcionários de sua confiança. À medida que a empresa cresce, a atividade de compras aumenta e exige mais genteespecializada, o que acaba dando origem à formação' de um departamentocomercial, no qual trabalham compradores, gerentes ou diretoresde vendas, assistentes e auxiliares.

O setor de compras supre a empresa de comércio daquilo que ela precisa para chegar ao seu objetivo, que é vender. Mas ele também cuida do suprimento de materiais de consumo interno da organização, como computadores, mesas, cadeiras, lâmpadas, papel para impressora, café e copos, material de limpeza, guardanapos etc.

Em muitas empresas o setor de compras responsabiliza-se também pela guarda e pelo armazenamento desses produtos, até que eles sejam distribuídos aos demais setores internos da empresa ou entregues aos clientes como fruto de uma venda. E, em muitas organizações, em função do volume de serviço diário, da variedade de produtos e das grandes quantidades que são estocadas, há uma clássica divisão: um setor se responsabiliza pelas compras e outro (almoxarifado) incumbe-se de receber; internar; armazenar e movimentar esses produtos e materiais.
Técnicas Administrativas